Ortografia: L, R, S e Z pós-vocálico.


"...a criança, embora já alfabética, tendo se apropriado do princípio alfabético e sabendo relacionar fonemas com letras, ainda comete erros ao escrever. É que falta à criança aprender a escrever de acordo com regras e irregularidades básicas da ortografia da língua, em que as relações fonema-letra não são sempre únivocas, isto é, a cada letra nem sempre corresponde um mesmo fonema, a cada fonema nem sempre corresponde uma só letra." MAGDA SOARES

Depois que a criança se torna ALFABÉTICA , devemos trabalhar com muita atenção e intencionalidade para que ela avance ao nível ORTOGRÁFICO. Existem diversas maneiras para se trabalhar: de forma lúdica com jogos e brincadeiras, fazendo a criança analisar a sua própria escrita, fazendo ela analisar palavras em textos, etc.
E para ajudar nesse processo, preparei essas atividades com as variações do L, R, S e Z pós-vocálico para servir como apoio.

Espero que possa ajudar alguém 😉

 

Comentários